sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Vivemos uma época que nos preocupamos cada vez mais com a saúde, não apenas pelo aspecto físico mas também pela forma como nos sentimos dia a dia.

A verdade é que sempre me interessei por alimentação, mais uma das possíveis carreiras que pus em causa, já agora, sou formada em comunicação, pelo menos, esse terminei e o curso seguinte também, no entanto, a alimentação sempre teve um papel muito presente na minha vida pelo lado negativo e graças a Deus, hoje pelo lado positivo. Uma vez que fui federada em ginástica, a nossa alimentação era controlada apesar de ser ter sido privilegiada porque não engordava apenas crescia em altura, não “sofria, tanto como as minhas colegas mas não deixava de sentir o peso da sua presença.

Cresci, deixei a competição, virei mulher bem mais tarde que as minhas amigas, o meu corpo mudou e eu não soube lidar com isso, resultado, sofri de bulimia durante dois anos em silêncio até ter tomado coragem e pedir ajuda, no momento que comecei a vomitar demasiado sangue.
Conto isto e sem problemas, porque acredito que ao partilharmos aquilo que vivemos, podemos sempre ajudar alguém e eu aprendi com o que passei e não o desejo a ninguém.
Fui acompanhada por uma psicóloga especialista em distúrbios alimentares que ajudou-me a ultrapassar e encarar isto como uma doença para a vida e há que saber lidar com ela. É o que faço nos dias de hoje e corre tão bem, que chego a esquecer-me que tenho esse “bichinho”.

Tudo isto para voltar ao início, a nossa saúde; há cerca de duas semanas ando a ler sobre os benefícios dos vegetais, frutos, plantas e sementes, é um mundo fascinante e mais ainda quando o colocamos em prática!
Há duas semanas, comecei a tomar sumos diários juntando sempre linhaça ou sementes de xia e a verdade é que sinto diferenças no organismo; isto aliado a uma semana com actividade física, não há nada como nos sentirmos bem connosco!
1ª Desculpa, os ginásios têm mensalidades absurdas, vá para a rua correr, compre uns bons ténis, um investimento para a vida e corra, faça caminhadas, utilize as bicicletas da câmara (alguma coisa em nosso benefício), está chuva, oh que conveniente, vou ter que ficar em casa certo?! Sabe o que mais, quando queremos, sabemos perfeitamente que conseguimos, basta um pequeno espaço de uma sala para fazer alguns exercícios e mudar a rotina desse dia, certo ou não?!
Nós sabemos o que devemos fazer mas por vezes deixamo-nos levar pela inércia e ainda assim reclamamos porque não vimos resultados!

Estamos no início do ano, época de colocar objectivos e trabalhar por eles, este é o momento, não se trata de uma corrida mas de um investimento a longo prazo, não precisa de dizer a meio mundo que vai mudar o mundo desde que, a pouco e pouco vá mudando o seu!
Aproveite o melhor que a vida tem e não perca a oportunidade a cada dia, de fazer sempre um pouco melhor por si!

Deixo aqui uma receita básica para começar. Escusam de ir a lojas dispendiosas comprar Detox/Smoothies; basta ter uma batedeira ou bimby em casa (melhor ainda) e eis que se faz magia! :)


- Aipo: Rico em vitamina C e A; fonte de minerais como magnésio, potássio, cálcio, manganês.
- Espinafres: Fortalece os músculos, rico também nas vitaminas mencionas acima, além do ferro e antioxidantes que defendem a pele contra o envelhecimento e as células contra o cancro.
- Kiwi: Ideal para limpar as toxinas do corpo, óptimo para a pele, uma vez que é muito rico em vitamina E e igualmente em vitamina C.
- Pepino:É um legume rico em benefícios aqui, a destacar o facto de conter cerca de 95% de água, contribuindo a nossa hidratação e em simultâneo, elimina as toxinas do corpo. Ajuda no processo da digestão e reduz o colestrol!

Tomar de preferência, de manhã na hora do seu pequeno almoço.
Bom apetite! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário