sábado, 8 de fevereiro de 2014

"Just" keep healthy

Detox de hoje:

Muito simples e repleto de benefícios:

- Meio caule de aipo e algumas folhas do mesmo
- Espinafres
- Pepino
- 2 Laranjas (na imagem está só uma mas depois coloquei a segunda)
- Hortelã
- Sementes de Chia







Já mencionei no texto http://justbecauseso.blogspot.pt/2014/02/vivemos-uma-epoca-que-nos-preocupamos.html os benefícios do aipo, espinafres e do pepino, deixo-vos aqui alguns dos benefícios da laranja e hortelã.

Para além da Vitamina C, a laranja é um fruto de baixo teor calórico, por cada 100 gr equivale a 50 calorias aproximadamente. Este citrino é rico em sais minerais (potássio, cálcio, ferro, magnésio, ácido foóico) e fibras. Facilita a digestão e a reforçar as defesas no organismo.

A Hortelã é uma erva conhecida pelas suas substâncias ajudam a controlar os níveis do colesterol, a combater o stress e a depressão. Uma erva ideal para quem sofre de dores de cabeça ou insónias.

As sementes de Chia, originárias do México e Colômbia, são uma grande aliada nas dietas de emagrecimento ou na manutenção do peso, por ser fonte de fibras solúveis que formam um composto gelatinoso  no estômago, tornando a digestão mais lenta e  resultando num aumento de saciedade. Isso favorece uma melhor seleção dos alimentos nas refeições seguintes, bem como redução nas quantidades, uma vez que reduz apetite.


Have a nice Detox, “Because” you deserve it! ;)


Plantar, crescer e colher remota aos nossos primórdios e é talvez dos actos mais bonitos na vida do Homem.

Actualmente e como em tudo neste vida, já que esta é, como referi anteriormente, um ciclo, as pessoas voltam a dar importância à qualidade dos produtos naturais, puder plantar algo sabemos que é um privilégio, sobretudo para quem vive na cidade. Não é impossível, basta irmos ao Ikea e encontramos bases suportáveis para plantar ervas aromáticas.

Agradeço e aproveito ao máximo o recanto que tenho em casa para plantar mesmo na terra e fazer uso daquilo que planto na cozinha; esta semana fui ao Leroy e comprei algumas plantas para fazerem companhia a outras ervas aromáticas que já lá se encontram.

Mostro-vos aqui  my new babaies:

Flores da Guinea
Tomilho de Limão

Hortelã
Hortelã Laranja

Coentros
Oregãos
 Hoje por exemplo, acordei, colhi algumas folhas de hortelã e juntei ao maravilhoso detox que soube deliciosamente!

Podia muito bem ter alegado que era fim-de-semana, estou com as crianças em casa, estou com preguiça, vou fazer panquecas ou vamos a uma pastelaria tomar um pequeno-almoço até entupir! Mas não, “Because” it feels good, in the present and above all, in the future!

Just” seize your moment!


See you!

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Vivemos uma época que nos preocupamos cada vez mais com a saúde, não apenas pelo aspecto físico mas também pela forma como nos sentimos dia a dia.

A verdade é que sempre me interessei por alimentação, mais uma das possíveis carreiras que pus em causa, já agora, sou formada em comunicação, pelo menos, esse terminei e o curso seguinte também, no entanto, a alimentação sempre teve um papel muito presente na minha vida pelo lado negativo e graças a Deus, hoje pelo lado positivo. Uma vez que fui federada em ginástica, a nossa alimentação era controlada apesar de ser ter sido privilegiada porque não engordava apenas crescia em altura, não “sofria, tanto como as minhas colegas mas não deixava de sentir o peso da sua presença.

Cresci, deixei a competição, virei mulher bem mais tarde que as minhas amigas, o meu corpo mudou e eu não soube lidar com isso, resultado, sofri de bulimia durante dois anos em silêncio até ter tomado coragem e pedir ajuda, no momento que comecei a vomitar demasiado sangue.
Conto isto e sem problemas, porque acredito que ao partilharmos aquilo que vivemos, podemos sempre ajudar alguém e eu aprendi com o que passei e não o desejo a ninguém.
Fui acompanhada por uma psicóloga especialista em distúrbios alimentares que ajudou-me a ultrapassar e encarar isto como uma doença para a vida e há que saber lidar com ela. É o que faço nos dias de hoje e corre tão bem, que chego a esquecer-me que tenho esse “bichinho”.

Tudo isto para voltar ao início, a nossa saúde; há cerca de duas semanas ando a ler sobre os benefícios dos vegetais, frutos, plantas e sementes, é um mundo fascinante e mais ainda quando o colocamos em prática!
Há duas semanas, comecei a tomar sumos diários juntando sempre linhaça ou sementes de xia e a verdade é que sinto diferenças no organismo; isto aliado a uma semana com actividade física, não há nada como nos sentirmos bem connosco!
1ª Desculpa, os ginásios têm mensalidades absurdas, vá para a rua correr, compre uns bons ténis, um investimento para a vida e corra, faça caminhadas, utilize as bicicletas da câmara (alguma coisa em nosso benefício), está chuva, oh que conveniente, vou ter que ficar em casa certo?! Sabe o que mais, quando queremos, sabemos perfeitamente que conseguimos, basta um pequeno espaço de uma sala para fazer alguns exercícios e mudar a rotina desse dia, certo ou não?!
Nós sabemos o que devemos fazer mas por vezes deixamo-nos levar pela inércia e ainda assim reclamamos porque não vimos resultados!

Estamos no início do ano, época de colocar objectivos e trabalhar por eles, este é o momento, não se trata de uma corrida mas de um investimento a longo prazo, não precisa de dizer a meio mundo que vai mudar o mundo desde que, a pouco e pouco vá mudando o seu!
Aproveite o melhor que a vida tem e não perca a oportunidade a cada dia, de fazer sempre um pouco melhor por si!

Deixo aqui uma receita básica para começar. Escusam de ir a lojas dispendiosas comprar Detox/Smoothies; basta ter uma batedeira ou bimby em casa (melhor ainda) e eis que se faz magia! :)


- Aipo: Rico em vitamina C e A; fonte de minerais como magnésio, potássio, cálcio, manganês.
- Espinafres: Fortalece os músculos, rico também nas vitaminas mencionas acima, além do ferro e antioxidantes que defendem a pele contra o envelhecimento e as células contra o cancro.
- Kiwi: Ideal para limpar as toxinas do corpo, óptimo para a pele, uma vez que é muito rico em vitamina E e igualmente em vitamina C.
- Pepino:É um legume rico em benefícios aqui, a destacar o facto de conter cerca de 95% de água, contribuindo a nossa hidratação e em simultâneo, elimina as toxinas do corpo. Ajuda no processo da digestão e reduz o colestrol!

Tomar de preferência, de manhã na hora do seu pequeno almoço.
Bom apetite! :)

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Somos nós!

Ter um blogue é um privilégio, ou melhor, saber escrever é uma sorte e ter ideias é um dom. 
Não me considero propriamente inteligente, talvez possua alguma esperteza e muita sede por querer saber um pouco de tudo e no fim, confesso que raramente consigo finalizar as coisas.
Vejamos o que irá acontecer com este meu pequeno projecto; tomei a liberdade de iniciar sem fazer qualquer divulgação, olhando para ele como uma espécie de diário ou uma ida ao psicólogo, onde ao falar com estranhos, realizamos, que além de gastarmos uma nota, debitamos tudo e mais alguma coisa, se calhar ainda temos que passar na farmácia a comprar algum medicamento e porquê, para quê? “Just Because”. Hoje, depois de várias visitas a psicólogos, psiquiatras, desde miúda, quando os meus pais se separaram, apercebi-me facilmente o quão fácil é para nós pacientes, vestirmos um papel e escolher ser a vítima ou o predador; seja qual for o papel escolhido, o dinheiro vai desaparecendo e no meu caso em particular, coitados dos meus pais, aliás, sê franca, coitada da minha Mãe, pois continuou sem entender o que se passava na minha cabeça, na altura com 7 anos.

Gosto de trivialidades, busco coisas simples da vida, gosto de cultura urbana, sou culta? Teria essa obrigação mas odeio ser obrigada e na altura quando tive que ler todos aqueles calhamaços, se calhar fiz como muitos, optei pelas sebentas e hoje digo que um dia irei ler a compilação de Eça de Queiroz entre outros mas um dia quem sabe…

Amo viver, detesto rótulos e preconceitos, não me envergonho dizer que não gosto de política, já há largos anos que não me desperta qualquer interesse, para ser mais precisa desde o tempo de Gorbachev, estava eu no 9º ano, actual 5º! Não que por isto a minha vida seja uma anarquia, tenho os meus princípios e valores, quanto a falar de política, porque agora está na “moda” dado a desgraça do país, que aliás já está desgraçado há bem mais tempo que aparenta, esta resposta não merece mais que duas palavras, “Just Because”!

Nós somos um “bicho” engraçado, por exemplo, olho para mim e vejo-me sentada na sala a escrever não sei bem o quê, sentindo que está tudo descontextualizado, questiono-me o que estou eu aqui a fazer, será que alguém irá ler estas palavras, será que alguém se identifica sequer com um terço que seja de tudo isto e será que alguém se lembra igualmente, de escrever ao som de opera ou musica clássica como neste momento, em que toca Tchaikovsky?!
Serei eu louca, segundo consta, esta é a primeira negação que os loucos alegam, a meu entender, os loucos terão na sua maioria, uma capacidade mais além que a restante humanidade, pois então, serei eu apenas mais "um numero na estatística" em busca do conhecimento, de troca de ideias, serei eu normal mas ser normal não é “boring”… E o que é ser normal? Seguir rótulos…

Hummm...

Veremos se irei dar continuidade ao blog…




Não há truques, não há magia, se houvesse um livro como ser a melhor Mãe do mundo, estaria esgotado, se houvesse um código para manter uma figura invejável, já tinha encriptado, se houvesse regras como ser o profissional do ano, seria sempre o mesmo, pois não partilharia com ninguém.

Resumindo, tudo requer esforço e empenho, seja em casa, com os amigos, trabalho ou até para assistir um filme é necessária concentração e o melhor de tudo, no final somos sempre compensados com a nossa vitória, porque essa ninguém nos tira e cabe a nós dar-lhe o devido valor, depende unicamente do nosso empenho para atingi-la e posteriormente saboreá-la! E porquê? Para nos sentirmos vivos, porque sabe bem – JUST BECAUSE!